terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Partícula de Deus

Hoje estamos vivendo a prévia de um momento histórico.
A partícula Bóson de Higgs, também chamada de "partícula de Deus", volta aos holofotes midiáticos após o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern) afirmar que estão próximos de provar a sua existência. Essa partícula, que teria dado origem à massa e a outras partículas do universo, validaria o modelo padrão atual de partículas e abriria um novo horizonte de pesquisas para o mundo da física. Veja a notícia do UOL:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/bbc/2011/12/13/mundo-aguarda-anuncio-de-existencia-de-particula-de-deus.jhtm

Lisa Randall, física teórica da Universidade de Harvard fala sobre as partículas
http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/o-que-e-o-boson-de-higgs-e-como-ele-afeta-a-fisica/n1597406581448.html

Quais serão as implicações para a hispótese da existência de deus se as partículas de Higgs forem encontradas?
Seu nome foi ligado a deus, porque suas propriedades teóricas são a razão do surgimento da massa e das particulas como conhecemos hoje. Dessa forma, com a possibilidade de ter sido a "origem de tudo", a apelidaram assim. A grande sacada é que, se comprovada, ela deixará a existencia de deus em cheque. E venha me dizer: "Mas ela foi uma forma de deus criar tudo" que eu responderei "então seu poder soberano já está não apenas sendo entendidos por nós, mas também está sendo reproduzido por nós" e uma vezes que podemos equiparar à criação "divina" não há mais divindade na criação.
De qualquer forma, estamos próximos ao "Darwinismo" da Física.
Se a biologia evolucionista está comprovada e a origem da vida pode se apoiar firmemente nela, a física está próxima de explicar como as particulas surgiram e puderam dar origem às origems.

E se for comprovada a inexistência do bóson de Higgs, a física ainda sai ganhando.
Se o modelo padrão está erroneamente baseado em uma partícula inexistente, a física terá novas direções de pesquisa e novas teorias virão à tona. E, argumentando que é só uma forma de provar que a física está errada e deus não pode ser explicado e desmentido pelo homem, digo que última revira volta do mesmo porte que tivemos na física ocorreu muitas décadas atrás e nos deu a físca quantica ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário